TERCA, 29/11/2022, 11:10

Empresários do comércio paranaense se dizem otimistas para vendas de fim de ano, segundo pesquisa da Fecomércio-PR

É o sétimo avanço consecutivo do indicador que mede confiança do setor. Natal e Black Friday estão entre aspectos que podem ter contribuído para novo crescimento.

Um fim de ano mais otimista por parte dos comerciantes do estado, é o que mostra a nova pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). 

De acordo com os números apresentados nesta terça-feira (29), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), em novembro, ficou em 134,1 pontos. Este número corresponde a uma elevação de 7,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada uma taxa de 125 pontos.

O crescimento também é observado, na comparação com outubro de 2022. A variação foi de 1,3%. No mês passado, o indicador era de 132,4. Este é o sétimo avanço consecutivo do índice, neste ano, no estado.

Para Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, datas como a Copa do Mundo, o Natal e a Black Friday podem ter colaborado para o bom resultado.

Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o maior nível de confiança foi registrado entre as companhias de médio e grande porte, ou seja, aquelas que têm 50 funcionários ou mais.

Neste grupo, houve um crescimento de 1,7%, chegando aos 144,7 pontos. O índice apresentado pelas micro e pequenas empresas ficou em 133,9. Um avanço de 1,3%, em comparação ao mês anterior. 

Ainda segundo o levantamento, dois dos três itens que compõem o índice tiveram aumento, neste mês. São eles, os indicadores de Condições Atuais e Investimentos do Empresário do Comércio. O fator que mede a expectativa dos comerciantes ficou estável, em relação a outubro.
 

Comentários