Ginastas de Londrina e Região vencem Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Meninas da Unopar, representaram o Brasil em Sergipe e foram campeãs em sete categorias
A Associação Desportiva e Recreativa Unopar (ADR Unopar), se sagrou campeã do Sul-americano de Ginástica Rítmica (GR), disputado em Aracaju,entre os dias 3 a 9 dezembro.
As medalhas de ouro vieram do conjunto pré-infantil, composto por Sophie Vitorelli, Luiza Echs, Larissa Caldeira, Liz Rangel, Beatriz Treviso, além da treinadora Débora Falda, e do conjunto infantil composto pelas ginastas Alicia Maria Macetto,Alicia Fonzar, Pietra Sanches
Thalia Natalino, Maria Eduarda Brustolin, Tatiana Bertola e a treinadora Haniely Leão.
De acordo com Luciane Oliveira Bernardi, coordenadora da equipe de GR, o título é importante para mostrar às meninas que o processo de alto rendimento é árduo, mas também compensatório.
A preparação para as seletivas começou em fevereiro deste ano, e as meninas trabalharam empenhadas para garantir o direito à representação como seleção brasileira. Luciane explicou como foi todo processo até chegar ao Sul-Americano.
Em outubro deste ano, a equipe ficou em 3º lugar na colocação geral do Paranaense, conquistando um ouro na Mãos Livres e uma prata na 5 Arcos. No Brasileiro de GR, também disputado em Aracaju, o sexteto havia ficado em 4º lugar. Esses resultados credenciaram a equipe londrinense a representar o Brasil na categoria infantil (sub-11).
A conquista simboliza um esforço coletivo, não só das meninas mas também da equipe técnica e dos pais das atletas, visto que a falta de patrocínio obrigou os familiares a fazerem rifas e ações para angariar meios e poder bancar financeiramente as viagens das atletas. Para 2025, Luciane espera que as empresas patrocinem a GR e voltem seus olhares para as crianças que já mostram a capacidade de conquista desde cedo.
O Brasil encerrou a participação no Sul-Americano de Ginástica Rítmica com 57 medalhas, sendo 42 de ouro, nove de prata e seis de bronze.