TERCA, 21/09/2021, 14:00

Governo do Paraná anuncia vacinação de adolescentes com doses remanescentes da reserva técnica

Poderão ser cadastradas pessoas de 12 a 17 anos que apresentem comorbidades e também jovens de 17 anos sem comorbidades

Segundo a normativa, o Paraná vai vacinar adolescentes com alguma comorbidade em ordem decrescente, e com prioridade para aqueles com deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade. Também será aberto cadastro para jovens com 17 anos completos, sem comorbidades.

Os municípios devem utilizar doses remanescentes da reserva técnica, exclusivamente do imunizante Pfizer/BioNTech, considerando que não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde. É a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira (22), com previsão de início efetivo na quinta (23).

Em reunião da Secretaria de Estado da Saúde com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ficou decidido que  o início da vacinação de adolescentes, exclusivamente de 17 anos, sem comorbidades, começará na próxima terça-feira, dia 28. O andamento para as demais faixas etárias será viabilizado desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no Plano Nacional de Imunização. 

Também foi definido que os municípios que ainda não terminaram a vacinação da população adulta (acima de 18 anos) devem aplicar preferencialmente o imunizante da CoronaVac como primeira e segunda dose, uma vez que o Estado recebeu os imunizantes e tem a garantia do fechamento do esquema vacinal.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Por Livia de Oliveira

Comentários