QUINTA, 07/10/2021, 15:00

Inadimplência dos paranaenses é a mais baixa desde 2013

Pesquisa de Endividamento da Fecomércio mostra que no último mês de setembro apenas  7,4% de famílias dizem estar sem condições de pagar as dívidas.

O endividamento dos paranaenses teve redução pelo segundo mês consecutivo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apurada da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 89,3% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida em setembro. Em agosto, a parcela de endividados correspondia a 90,2% da população.

O diretor do Sistema Fecomercio, Rodrigo Rosalem, destaca que os números de setembro da pesquisa apontam para recuperação do orçamento das famílias paranaenses.

Além de não fazer novas dívidas, os paranaenses estão apresentando melhores condições de quitar seus débitos. As famílias com contas em atraso caíram para 20,6% setembro, o menor índice desde setembro de 2013 (20,3%). Com apenas 7,4% de famílias sem condições de pagar as dívidas, a inadimplência dos paranaenses chegou ao menor patamar desde agosto de 2013 (6,7%).

Entretanto, para não cair em armadilhas, a dica ao consumidor é ter planejamento, evitar muitas parcelas altas no cartão de crédito para evitar o efeito bola de neve.

Já o cenário nacional, no entanto, não está tão favorável. Em setembro, a proporção de brasileiros endividados subiu de 72,9% para 74%, chegando ao maior nível de endividamento de toda a série histórica.  A redução do endividamento no Paraná teve forte concentração nas famílias com renda de até dez salários mínimos. Nestas, o percentual de dívidas caiu de 90% em agosto para 88,6% em setembro.

Por Guilherme Marconi

Comentários