SEXTA, 24/09/2021, 19:16

Índice de confiança da indústria paranaense registra queda após meses em crescimento

Para economista, instabilidades políticas, crise energética e aumento nos custos de produção tem relação com resultado de setembro.

Os novos dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentam um cenário relativamente mais incerto para o setor no mês de setembro. De acordo com o balanço divulgado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o indicador registrou uma queda de 6,3 pontos, em comparação ao mês anterior, passando de 66,4, para 60,1 pontos.

Este é o primeiro resultado negativo em seis meses. Ainda assim, a taxa segue em nível de otimismo, acima dos 50 pontos. Para o economista da Fiep Evânio Felippe, o resultado é provocado por uma série de fatores, como o aumento nos custos de produção, instabilidade política e estiagem prolongada. Ele aponta, no entanto, que a crise energética que vive o país é um dos maiores agravantes para a expectativa da indústria paranaense.

O índice que avalia a confiança do setor leva em conta tanto a perspectiva do empresariado a respeito do desempenho industrial nos últimos seis meses, como também as projeções para o futuro da atividade produtiva. Felippe destaca que falta de avanço em reformas econômicas também influencia no resultado conferido em setembro.

O economista reforça ainda que o baixo crescimento nos indicadores de consumo das famílias brasileiras, por conta, principalmente, da alta taxa de desemprego, também podem afetar o ritmo de produção industrial e, consequentemente, a retomada econômica no país.

Evânio Felippe avalia que outro fator que pode ter impactado a confiança do empresário industrial foram os novos dados do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentaram redução no segundo trimestre do ano, sinalizando uma desaceleração na dinâmica comercial e econômica no país.

Comentários