QUARTA, 29/09/2021, 19:19

Indústria paranaense registra mais de 5.500 contratações no mês de agosto

Número mais que dobrou, em comparação a julho. Para economista, resultado é positivo e aponta para crescimento da produção no setor.

De acordo os novos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na quarta-feira (29), a indústria paranaense foi responsável por 5.534 novas contratações em agosto. O número representa aproximadamente um quarto de todos os empregos formais gerados no estado no mês passado e mais que o dobro das vagas abertas em julho.

No acumulado do ano, o resultado do segmento é ainda mais expressivo. Até agora, o ramo industrial abriu 42.786 vagas. Um número quase oito vezes maior, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando apenas 4.893 admissões foram registradas.

Por outro lado, a performance de agosto de 2021 apresentou um recuo de aproximadamente 20%, em comparação ao mesmo mês em 2020. Apesar disso, o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Marcelo Alves, considera que o cenário é positivo e aponta para uma perspectiva de crescimento do setor.

Ele explica que os resultados podem apontar para uma recuperação mais rápida do setor, ainda no ano passado e, com isso, o ritmo de novas contratações em 2021 é um pouco menor. No entanto, Alves destaca que o desempenho industrial paranaense segue avançando e contribui diretamente para a criação de postos de trabalho. Neste ano, o índice que mede a produção acumula um crescimento de 16%.

De acordo com o Caged, os segmentos que apresentaram o maior número de contratações foram o de confecções e artigos do vestuário, com 780 novos empregos criados, seguido pelo setor de alimentos e o de produtos de metal.

A fabricação de móveis, o ramo de minerais não-metálicos, o de borracha e plástico e o automotivo também apresentaram resultados positivos no mês de agosto. Dos 24 segmentos analisados, apenas o de couro e calçados e o de fumo registraram demissões no último mês.

Comentários