TERCA, 12/06/2018, 19:39

Indústrias do Paraná acumulam de janeiro a abril 7,82% de elevação nas vendas

Houve recuperação e altas consecutivas nos últimos quatro meses. Essa é primeira vez em quatro anos que esse aumento é registrado no estado.

Dados da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep, apontam elevação consecutiva nas vendas do setor.

De janeiro a abril o acumulado foi de 7,82% de elevação, o que representa mais de 17% do que no mesmo período do ano passado. Essa é primeira vez em quatro anos que esse aumento é registrado no estado.

De acordo com o economista da Fiep, Roberto Zurcher,  mesmo sendo um crescimento gradativo e não exorbitante o resultado é satisfatório porque comprova a previsão de recuperação do setor depois de turbulências recorrentes.

Ainda de acordo com Zurcher, o cenário deve ganhar mais confiança no próximo semestre com um novo governo. O setor ainda está esperando o quadro político do País se estabilizar para novos investimentos e contratações.

Dos 18 setores avaliados na indústria, no acumulado do ano, 14 apresentaram elevação, outros quatro ainda estão no negativo.

Os setores que estão no topo de crescimento são: couros e calçados com 110% de aumento, edição e impressão com quase 23% e vestuário com 18%.

Os gêneros com maiores quedas são: plástico e borracha que caíram 23%, madeira caiu 17% e materiais eletrônicos com queda de 6%.

A geração de empregos no setor dos 18 avaliados, oito apresentaram resultados positivo e 10 negativos. Apesar de pequena, houve alta e foi de 0,19%. O setor de produtos químicos e alcooleiro registrou o maior aumento. Já a maior queda ficou para o setor metalúrgico.

Por Bruno Carraro

Comentários

Publicidade