SEXTA, 29/01/2021, 14:50

Instituições de pesquisa do Paraná e Santa Catarina fazem campanha para conscientizar sobre vacinação contra Covid

Objetivo é combater notícias falsas e a desinformação.

Catorze instituições ligadas a ciência, no Paraná, participam da mobilização, além da Federal da Fronteira Sul, de Santa Catarina. Pesquisadores querem levar à população informação de qualidade e com embasamento científico, para evitar a desinformação e a disseminação de notícias falsas. O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destaca que, no caso da vacina contra a Covid, os pesquisadores vêm trabalhando incansavelmente na criação do imunizante para a sociedade.

Entre as principais ações, pesquisadores e formadores de opinião, por meio de vídeos e entrevistas, querem enfatizar a importância da vacinação para acabar com a pandemia. A Universidade Estadual de Londrina participa da campanha. O reitor em exercício, Décio Sabbatini, que é da área de farmácia, considera fundamental o envolvimento das universidades. Ele ressalta que os países só conseguirão virar a página da pandemia quando a vacinação tiver grande alcance. E para isso é importante combater notícias falsas e o uso político da crise.

O reitor destacou a seriedade do trabalho da Anvisa, que foi criteriosa ao aprovar as vacinas Coronavac e Astrazeneca, e o papel da imprensa na disseminação de notícias confiáveis. Sabbatini também lembrou que quem tiver dúvidas pode ligar para o Disque Coronavírus, criado pela UEL para disponibilizar informações confiáveis.

Disque Coronavírus funciona das 8 da manhã às 8 da noite, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. As ligações podem ser realizadas gratuitamente para o número 0800 400 1234. A UEL também criou o aplicativo Corona AI, que as pessoas podem acessar para conferir se uma notícia sobre a pandemia recebida pelas redes sociais é verdadeira ou falsa.

Por Livia de Oliveira

Comentários