SEXTA, 12/08/2016, 18:54

Instituto Ambiental do Paraná e Sema descobrem áreas de desmatamento e iniciam fiscalização no centro sul do estado

No primeiro semestre mais de 500 hectares de área foram desmatados de forma irregular.

Um levantamento divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apresentou que o Paraná, só no primeiro semestre desse ano, teve mais de 500 hectares desmatados de forma irregular. São mais de 1,3 mil araucárias derrubadas, sem autorização ambiental.

Esses levantamentos fizeram com o que o Instituto Ambiental do Paraná e a SEMA, iniciassem uma operação de fiscalização em áreas onde há maior concentração de mata no centro sul do estado.

De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental do IAP, Ivo Good, nesse mês em Guarapuava foi descoberto um desmatamento de 27 hectares de forma irregular.  Imagens de satélite ajudam a localizar as áreas desmatadas.

Recentemente em Tamarana, a Polícia Militar Ambiental – Força Verde de Londrina em parceria com o IAP deram flagrante de desmatamento ilegal em área de preservação ambiental. Um funcionário do sítio foi preso e o dono do sítio foi multado. Foram mais de três mil metros de área desmatada. Em uma área de 10 mil metros quadrados de preservação ambiental.

Ainda de acordo com Ivo, quem pratica o desmatamento irregular pode ser multado em até R$ 10 mil por hectare, além de sofrer processo criminal.

O IAP registrou mais de 550 autos de infração em todo estado no primeiro semestre desse ano. São mais de R$ 6 milhões de reais em multas aplicadas.

Comentários