TERCA, 11/01/2022, 19:04

Intenção de Consumo das Famílias paranaenses cai 2,5% em 2021

Indicador da Fecomércio ficou abaixo do registrado em 2020, ano mais crítico da pandemia, e coordenador da Fecomércio atribui queda à inflação em alta no país.

A Intenção de Consumo das Famílias paranaenses teve uma retração de 2,5% e média de pouco mais de 95 pontos em 2021. De acordo com o levantamento, feito pela Confederação Nacional do Comércio e pela Fecomércio Paraná, foi a segunda menor média anual da série histórica do indicador e ficou abaixo, inclusive, de 2020, quando a média foi de 97,6 pontos e apresentou redução de 10,1% em relação a 2019.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da FecomércioRodrigo Schmidt, diz que a Intenção de Consumo das Famílias com renda abaixo de dez salários-mínimos foi a mais impactada pela pandemia, com médias de 93,8 pontos em 2021 e de 96,9 pontos em 2020.

Já entre as famílias de renda mais alta, explica o coordenador, o indicador de consumo melhorou, passando de 100,6 pontos em 2020, para 101,5 pontos em 2021.

Segundo Schmidt, a redução de 2,5% na intenção de consumo das famílias paranaenses em 2021 mostra que, apesar da recuperação da atividade econômica a partir do segundo semestre, ainda foi um ano difícil para os consumidores, principalmente por conta da inflação.

A recuperação no segundo semestre do ano passado se revela quando se compara dezembro de 2021, com 100,1 pontos; e dezembro de 2020, que registrou 95,0 pontos.

Apesar da inflação em alta, para ele foi uma evolução considerável, com a população se sentindo mais confiante em consumir.

A análise dos subindicadores da pesquisa mostra que a Perspectiva de Consumo foi a que mais cresceu na variação anual, com alta de 42,9%. Apresentaram queda, os fatores Acesso ao crédito, com baixa de quase 16%; e Momento para Duráveis, com queda de quase 9%.

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