Intenção de consumo das famílias paranaenses recua, mais uma vez, em maio
Motivado pela insegurança do consumidor em relação ao cenário político econômico, indicador cai pelo terceiro mês consecutivo.
O indicador de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses de maio, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio e divulgado pela Fecomércio, apresentou redução de pouco mais de 2% na comparação com abril. É o terceiro mês consecutivo de queda no indicador.
Para a coordenadora de pesquisas da Fecomercio, Priscila Andrade, a queda por três meses consecutivo revela uma certa insegurança do consumidor para as compras.
O indicador, que ficou em 108,8 pontos em maio, apresentou alta de 5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na variação anual, entre os oito quesitos que compõem o indicador, dois apresentaram queda: a perspectiva profissional e a renda atual.
Os quesitos compra a prazo e nível de consumo atual cresceram 1,4% e 6,2%. Em todas as faixas de renda a Intenção de Consumo das Famílias reagiu negativamente.
Mas, segundo Priscila Andrade, a queda do indicador foi maior entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos.
Nas classes A e B a perspectiva profissional aumentou 6,9%; compras a prazo, que se refere à percepção de acesso a crédito, subiu 4,8%; e o nível de consumo atual também teve variação positiva de 3,9% nessas famílias.
Os outros cinco indicadores foram menores do que no mês de abril.