SEGUNDA, 28/02/2022, 07:00

Intenção de Consumo das Famílias paranaenses tem oitava elevação consecutiva

Pesquisa da Fecomércio mostra ainda que apesar dos aumentos seguidos nos últimos meses, o percentual de fevereiro ainda não chegou ao patamar anterior à pandemia.

Uma sequência de aumentos consecutivos de oito meses. O índice de Intenção de Consumo das Famílias, divulgado pela Fecomércio Paraná, continua em ascensão desde julho do ano passado.

Segundo a entidade, com a variação de 1,7% registrada em fevereiro, o indicador alcançou uma pontuação de pouco mais de 103 pontos, a maior desde abril de 2020.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, afirma que, apesar dos aumentos seguidos na intenção de consumo das famílias nos últimos meses, o percentual de fevereiro ainda não chegou ao patamar anterior à pandemia, mas está próximo.

Nas famílias com renda de até 10 salários-mínimos, o Indicador da Fecomércio cresceu 2,4% na comparação com janeiro e ficou em 101 pontos.

Nesse segmento, o único subindicador que registrou queda foi o Momento para Duráveis, que apresentou baixa de 8,4% em relação a janeiro.

Em contrapartida, nas famílias de maior renda a intenção de consumo caiu 1,3% na variação mensal, mas segue acima de 114 pontos.

Entre as famílias de renda mais alta, outros fatores pesaram negativamente na avaliação do perfil de consumo: a Perspectiva Profissional caiu 2,9% e a Renda Atual caiu 1,1%.

Comentários