QUINTA, 23/06/2016, 19:22

Intenção de consumo do paranaense apresenta pequena melhora, mas continua em patamar negativo

O índice é positivo quando passa dos 100 pontos, mas a marca do estado se encontra nos 80 pontos. Desemprego e baixa oferta de crédito são alguns dos principais fatores que desestimulam o consumo.

A intenção de consumo das famílias do Paraná está em retração desde novembro do último ano. O índice se encontra, neste mês, em 80 pontos. E teve uma pequena alta, de 0,04%, em comparação com maio. Os dados são da Fecomércio estadual, que ressalta que o nível de intenção de consumo só é considerado positivo quando ultrapassa a marca dos 100 pontos. Ao mesmo tempo, a coordenadora de Pesquisas da Federação do Comércio, Priscila Andrade Takata, apontou que o chamado ICF tem apresentado melhora desde o começo do ano.

O levantamento da Fecomércio ouviu 500 famílias em Curitiba. Segundo a coordenadora de Pesquisas, o aumento do desemprego e a diminuição da oferta de crédito puxaram o índice para baixo.

Ainda assim, a intenção de consumo no estado está em melhor nível do que a média do País, atualmente calculada em 68,7 pontos.

O nível de endividamento do consumidor do estado é visto com preocupação. De acordo com Priscila Takata, quase 90% dos paranaenses acumulam compromissos financeiros. Fator que, para ela, também tem dificultado o consumo.

Comentários