TERCA, 11/07/2017, 19:16

Justiça nega liminar para nomeação de 49 delegados no Paraná

Associação que representa a categoria adiantou que vai recorrer da decisão. Abertura de concurso para escrivães e delegados, pelo menos por enquanto, não deve sair do papel.

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Tiago Gagliano Pinto Albert, negou liminar da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) para nomeação de 49 novos delegados que já passaram em concurso público. Também foi descartada a contratação de 693 escrivães e 1.593 investigadores. No despacho, o magistrado disse (abre aspas) “é bastante temerário determinar, sem qualquer respaldo técnico, a admissão de um número ainda incerto de servidores para enfrentar eventual problema ainda não completamente conhecido” (fecha aspas).

O presidente da Adepol, João Ricardo Noronha, informou que vai recorrer da decisão e disse estar otimiista com o andamento do processo na Justiça.

Em resposta, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que “a segurança vem sendo atendida no Paraná em conformidade com a realidade socioeconômica”. Na ação, os advogados da Adepol apresentaram um levantamento que mostra a atual situação da Polícia Civil no Paraná. Segundo o balanço, há 376 vagas não preenchidas de delegados. Dos 399 municípios paranaenses, 256 não possuem um titular que responda pelas delegacias, permitindo assim que muitos profissionais acumulem duas ou até três comarcas.

Por Pauta CBN

Comentários