SEGUNDA, 21/03/2022, 12:05

Lateral do LEC registra BO contra torcedor do Athletico Paranaense por falas racistas.

Fato ocorreu neste domingo (20) durante o confronto entre as duas equipes, válido pelas quartas de final do Campeonato Paranaense.

Após a partida entre Athletico Paranaense e Londrina, disputada neste domingo (20) na Arena da Baixada, o lateral do Londrina Samuel Santos se dirigiu ao 8º Distrito da Polícia Civil, em Curitiba, e registrou um boletim de ocorrência contra Carlos Alexandre Tonin, torcedor do Athletico Paranaense, que proferiu injúrias raciais direcionadas ao jogador.

Ao lado do atleta, o advogado do LEC, Eduardo Vargas, gravou um vídeo para o site “Observatório Racismo”, afirmando que casos como esse não devem ficar impunes e que espera uma resposta contundente das autoridades e da Federação Paranaense de Futebol.

O caso aconteceu aos 30 minutos do segundo tempo, quando o jogador foi cobrar um arremesso lateral. Segundo o atleta, Tonin o chamou de “preto vera verão”, em alusão a um personagem de um programa televisivo. O jogador discutiu com o torcedor na arquibancada e relatou ao árbitro da partida que foi ofendido com gestos e falas racistas. Após ser retirado do estádio, Tonin foi levado primeiramente para a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) e depois para a central de flagrantes.

Vargas disse também que Santos está “consternado” com o que lhe ocorreu e que o Londrina e o jogador irão às “últimas consequências” para a devida justiça do caso.

Em nota oficial, o Londrina informou que "repudia veementemente atos de cunho racista ou preconceituosos" e afirmou também, que o atleta "registrou boletim de ocorrência após a partida contra o Athletico Paranaense, acompanhado pelo Departamento Jurídico do clube." O LEC lamentou profundamente a ocorrência e ressaltou que presta total apoio ao atleta.  

Por Guilherme Marconi

Comentários