Londrina registra a primeira morte por feminicídio em 2025
Vítima foi esfaqueada por ex-namorado, chegou a pedir socorro a policiais, mas não resistiu aos ferimentos. Suspeito foi preso em flagrante depois de perseguição
Londrina registrou nesse fim de semana a primeira morte em 2025 por feminicídio, que é o homicídio de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher.
O caso aconteceu no Conjunto Novo Amparo, na zona norte da cidade. Durante patrulhamento da Polícia Militar na região ,Ester Ariane Godofredo, de 25 anos, correu em direção à viatura com intenso sangramento no pescoço, vindo a cair na calçada. Imediatamente, a equipe acionou socorro médico, enquanto um brigadista do Hospital do Câncer, que estava no local, iniciou os primeiros atendimentos de urgência.
A agressão foi realizada pelo ex-namorado José Aparecido Pasqual, de 57 anos, em uma conveniência. Em diligências, a PM localizou o homem e testemunhas confirmaram aos policiais que se tratava do autor da agressão. No retorno ao local, foi constatado que a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro avançado.
Apesar de diversos casos de feminicídio tentados e consumados nas cidades do entorno de Londrina, essa é a primeira morte na cidade. De acordo com a socióloga e colaboradora do Observatório de Feminicídios Londrina (Neias), Silvana Mariano, o feminicídio da Ester não pode ser aceitável dentro da sociedade londrinense.
Silvana ainda diz que a maior parte de feminicídios tentados e consumados são de pessoas com quem a vítima mantinha relações próximas.
Em casos de violência, as mulheres podem ligar para a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, no 153, ou para a Polícia Militar no 190. O contato também pode ser feito na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres no 3378-0113.
Em Londrina, o CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) oferece serviço social, psicológico e jurídico para as mulheres acima de 18 anos em situação de violência doméstica e familiar. O CAM fica na Avenida Santos Dumont, n° 408, e funciona das 8h às 18h. O telefone para contato é o 3378-0132.