SEGUNDA, 11/03/2024, 13:33

Maior parte (73,09%) das startups paranaense são microempresas

 Sebrae/PR fez mapeamento que revela que o estado tem mais de 1,7 mil startups

 

O Sebrae/PR divulgou a décima edição do Mapeamento das Startups Paranaenses em 2023. Os dados apontam que o Paraná conta com 1.758 startups, 202 a mais que no estudo divulgado no ano anterior (+12%).  O cenário demonstra ainda que o Paraná é um polo de inovação e gerador de tecnologia. Mais de 70% das startups paranaenses são microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano. De acordo com o consultor do Sebrae/ PR, Eduardo Ishikawa, a tendência é que elas cresçam e, em alguns casos, o faturamento sai do zero para os R$ 15 milhões em poucos anos.

Sonora – Startups 1

As regiões com o maior número de startups são Curitiba (430), o norte (179) e oeste (178) do estado. Aqui no norte do Paraná, destaque para as chamadas AgTechs, do segmento de agronegócios. Ishikawa destaca que Londrina tem uma aceleradora, um hub e um parque tecnológico que podem ser utilizados pelas startups para o seu desenvolvimento.

O consultor explica que o mapeamento serve de apoio e deve estimular o empreendedorismo e a inovação no estado e que a partir desses dados é possível identificar que áreas necessitam mais esforços.

O mapeamento também traz informações sobre a faixa etária das startups. De acordo com o estudo, 39,48% das startups têm entre três e cinco anos e 28,48% de seis a nove anos. As startups acima de nove anos representam 4,33% do total.

Por Juliana Takaoka

Comentários