QUARTA, 11/08/2021, 11:05

Maioria da bancada do Paraná votou a favor da PEC do voto impresso

Dos 30 deputados, dois terços foram a favor, sete foram contra e três deles não apareceram para opinar

Dentre os 30 deputados da bancada paranaense na Câmara,  20 foram a favor e sete contra a PEC do Voto impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19).  O plenário rejeitou nesta terça-feira (10) à noite a proposta que pretendia incluir um módulo de voto impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022. 

No geral foram 218 votos contra. Houve ainda 229 votos a favor e uma abstenção. Para que a tramitação avançasse eram necessários 2/3 ou 308 dos 513 congressistas. A deputada federal Luísa Canziani (PTB) se ausentou da importante votação.  Também estavam ausentes os parlamentares Fernado Giacobo (PL)  e Hermes Frangão (MDB).

Aliado do presidente Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros do PSL, que foi relator da PEC na Comissão Especial, atribuiu a derrota a campanha do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso contra a mudança no sistema eleitoral.

O deputado Boca Aberta, também eleito aqui pela região de Londrina, não explicou o motivo, mas nas redes sociais anunciou que votaria a favor do voto impresso.

Dentre os contrários ao voto impresso estão os deputados do PT, Enio Verri, Gleisi Hofmman e Zeca Dirceu. O Deputado Aliel Machado do PSB, o deputado federal Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba do PDT, o deputado Rubens Bueno do Cidadania e o deputado Luis Goulart do Republicanos.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) informou que enfrentou problemas para computar seu voto no sistema da Câmara na noite desta terça-feira (10). Segundo ela, a Secretaria Geral da Mesa da Casa informou aos deputados que houve uma instabilidade no sistema Infoleg. Assim como Luísa, outros parlamentares também manifestaram dificuldades em acessar o sistema durante a votação desta terça, o que causou prejuízos ao voto dos parlamentares. Segundo a secretaria da Mesa, há equipes trabalhando para solucionar o problema é evitar novos prejuízos aos parlamentares durante as votações.

 

CONFIRA:

Aliel Machado PSB - Não

Aline Sleutjes PSL - Sim

Aroldo Martins Republicanos - Sim

Boca Aberta PROS - Sim

Christiane de Souza Yared PL - Sim

Diego Garcia Podemos - Sim

Enio Verri PT - Não

Felipe Francischini PSL - Sim

Filipe Barros PSL - Sim

Gleisi Hoffmann PT - Não

Gustavo Fruet PDT - Não

Leandre PV - Sim

Luciano Ducci PSB - Sim

Luiz Nishimori PL - Sim

Luizão Goulart Republicanos - Não

Paulo Eduardo Martins PSC - Sim

Pedro Lupion DEM - Sim

Reinhold Stephanes Junior PSD - Sim

Ricardo Barros PP - Sim

Roman Patriota - Sim

Rossoni PSDB - Sim

Rubens Bueno Cidadania - Não

Sargento Fahur PSD - Sim

Sergio Souza MDB - Sim

Toninho Wandscheer PROS - Sim

Vermelho PSD - Sim

Zeca Dirceu - Não

 

Ausentes

Luísa Canziani (PTB)

Giacobo (PL)

Hermes Frangão (MDB)

 

Por Guilherme Marconi

Comentários