QUINTA, 07/10/2021, 18:22

Mais de 60% dos paranaenses com mais de 18 estão completamente imunizados contra Covid-19

Levantamento aponta que, com avanço da vacinação, número de mortes causadas pela doença caiu 81%, em comparação a pico da pandemia em 2021.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde de quinta-feira (7), aproximadamente 5,6 milhões de paranaenses com mais de 18 anos já completaram o ciclo de proteção contra o coronavírus, seja por duas aplicações ou por imunização em dose única. Este número representa 64,6% da população adulta.

O percentual é consideravelmente maior quando levado em conta a quantidade de pessoas que receberam apenas a primeira dose anti-covid, que chega a 98,6%. O Paraná é o quarto estado que mais vacinou desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 e fica atrás apenas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Beto Preto, secretário estadual de Saúde, atribui a queda nos índices epidemiológicos ao avanço da vacinação. Ao longo de seis meses, o número de óbitos provocados pela doença caiu mais de 80%. A quantidade de positivações também apresentou um recuo de 71% em setembro, em comparação ao mês de maio, em que se registrou o pico de confirmações no estado neste ano.

Ele destaca ainda a importância de a população aderir à ação, especialmente aqueles que receberam a primeira aplicação, mas não compareceram para concluir o esquema vacinal ou que se recusaram a tomar o imunizante.

Apesar disso, Preto reforça que é preciso manter o foco e dar continuidade às novas etapas da campanha de imunização, como a aplicação da dose de reforço em idosos, além de ampliar o atendimento para adolescentes.

Em Londrina, de acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, pouco mais de 48% da população já está protegida contra o coronavírus. Desde o início da campanha, a cidade administrou quase 405 mil primeiras doses e cerca de 269 mil londrinenses já receberam a segunda aplicação do imunizante.

Além disso, mais de sete mil pessoas foram atendidas com a dose de reforço contra a Covid-19 e aproximadamente 12.500 unidades da vacina da Janssen, utilizada em dose única, também foram aplicadas no município.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Comentários