TERCA, 12/10/2021, 17:34

Manutenção das rodovias federais do Paraná no período sem pedágio poderá custar R$ 210 milhões ao governo federal

Processo de concessão do novo pedágio ainda está em fase de homologação pelo Tribunal de Contas da União.

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) abriu 14 editais de cerca 100 quilômetros cada um que separam trechos específicos para serviços de manutenção, conservação e recuperação das rodovias federais do Paraná. O objetivo é realizar o serviço de manutenção das BRs que cortam o Estado enquanto o governo federal e o TCU (Tribunal de Contas da União) finalizam a homologação do processo do leilão que definirá as concessionárias que irão assumir o Novo Anel de Integração do Paraná para os próximos 30 anos. A promessa do governo é que não haverá cobrança de pedágio neste período sem pedágio.

O Dnit pretende iniciar as licitações de manutenção das rodovias federais do Estado no dia 27 de outubro para conservação de 1.876 quilômetros. Desde o dia 20 de setembro, o Dnit vem divulgando gradativamente esses editais, que terão valor máximo de até R$ 210 milhões com até 720 dias (dois anos de contrato) com recursos que serão empregados pelo próprio governo federal. 

A estimativa é que o valor pago pelos serviços de manutenção será de até R$ 120 mil por quilômetro de pista simples e R$ 150 mil por quilômetro de pista dupla. Ou seja, a previsão do departamento é desembolsar até R$ 10 milhões ainda em 2021 e R$ 200 milhões em 2022.

A data das licitações do Dnit dos editais de manutenção das rodovias federais do Paraná foi definida exatamente um mês antes do dia 27 de novembro, que é a data definitiva para o fim do atual modelo de concessão de rodovias no Paraná,.

As empresas que administram os trechos precisam encerrar os serviços no último dia do acordo. Ou seja, a estimativa é que em dezembro e nos primeiros meses de 2022 as cancelas sejam abertas, por isso o governo deverá arcar com as despesas de manutenção neste intervalo.

Por Guilherme Marconi

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