QUINTA, 23/07/2020, 15:10

Mesmo com a pandemia, Paraná já fez 370 transplantes no 1º semestre

Só na macrorregião norte, foram 59 procedimentos. Foram suspensos apenas os não urgentes, ou seja, casos que podem permanecer em tratamento.

O Paraná, no primeiro semestre de 2020 fez 370 transplantes, onze a menos que no mesmo período de 2019. Segundo a Emanuelle Zocoler, coordenadora da organização de procura de órgãos de Londrina, responsável pela macrorregião norte, apesar da pandemia, os procedimentos estão sendo realizados nos hospitais do estado. Foram suspensos apenas os transplantes de córneas e rins não urgentes.

Aqui na região norte, até o momento, foram realizados 59 transplantes, sendo um de coração, nove de rim (e mais três de urgência), 44 de córnea (e 9 de urgência). No ano passado todo, por exemplo, foram 35 transplantes renais. Segundo a coordenadora, de forma geral, os números não caíram tanto por conta da pandemia.

Ela destaca ainda que esse período de isolamento social mudou um pouco o perfil das pessoas, que passaram a rejeitar menos o pedido de doação de órgãos. Mas, em contrapartida, as pessoas que morrem com Covid-19 não podem ser doadoras.

A macrorregião norte não faz transplantes de fígado e pulmão.

Por Claudia Lima

Comentários