TERCA, 19/10/2021, 17:51

Mesmo com queda em setembro, exportação paranaense continua com saldo positivo neste ano

Até agora, operações apresentaram crescimento de aproximadamente 14%, no acumulado de 2021.

De acordo com os novos números publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações paranaenses apresentaram um pequeno recuo em setembro, quando comparado ao mês anterior, com U$ 1,63 bilhão comercializados. Em agosto, o resultado foi de U$ 1,64 bilhão.

Apesar disso, de acordo com Marcelo Alves, economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o desempenho ainda é positivo, no acumulado de 2021. Até agora, as operações do estado cresceram 14,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. O que representa U$ 14,39 bilhões em produtos negociados.

Ele ainda aponta que alguns itens também registrarem altas significativas. O setor de madeira, por exemplo, que foi bastante afetado pela pandemia da Covid-19 em 2020, apresentou uma elevação de mais de 70% ao longo dos últimos nove meses.

Segundo Alves, o desempenho de outros segmentos que integram o quadro de exportações paranaense, como o de carnes e o automotivo, indicam uma recuperação mais consistente da economia do estado.

Os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior mostram ainda que as importações no Paraná, também apresentaram um crescimento expressivo, de janeiro a setembro deste ano, com mais de 40%, em comparação ao mesmo intervalo do ano passado. Para o economista, estes números reforçam a expectativa de uma retomada das atividades produtivas, apesar da desvalorização do real, em relação ao dólar.

Marcelo Alves aponta que os bons resultados dos segmentos de madeira e carnes e do setor automotivo, também foram importantes para equilibrar a balança do estado, após produtos do ramo alimentício registrarem saldo negativo neste ano, como é o caso do complexo soja, que teve um recuo de 1,1% ao longo de 2021.

Comentários