SEGUNDA, 31/01/2022, 07:00

Micro e pequenas empresas paranaenses foram responsáveis pela geração de quase 90% das vagas de trabalho do estado, em novembro

Para consultor do Sebrae, bom desempenho representa um maior protagonismo dos pequenos negócios em retomada econômica

89,5% dos novos postos de trabalho, no mês de novembro, no Paraná, foram criados por micro e pequenas empresas, é o que revela um novo levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este percentual representa 15.624 contratações.

No total, o estado registrou 17.457 novos empregos no penúltimo mês de 2021. Para Sergio Ozorio, consultor do Sebrae, o resultado aponta para um protagonismo dos pequenos negócios na retomada da economia paranaense.

Em nível nacional, os resultados também são expressivos. Dos pouco mais de 324 mil empregos gerados, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de 245 mil. As companhias de médio e grande porte abriram aproximadamente 84 mil vagas. Os dados foram divulgados a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda segundo o levantamento, o maior responsável pela abertura de novas vagas foi o setor do comércio. No Paraná, o segmento criou pouco mais de 40% de todos os empregos de novembro. O ramo de serviços vem logo em seguida, com 34,8%.

Ozorio aponta que os pequenos negócios apresentam características que possibilitam um ritmo um pouco mais acelerado de contratações, diante deste cenário de aquecimento da economia, o que pode contribuir para o bom desempenho registrado.

Segundo o consultor do Sebrae, a perspectiva para 2022, é que as micro e pequenas empresas continuem registrando resultados positivos, tanto na região de Londrina, como no estado.

O levantamento realizado pelo Sebrae mostrou também que, no acumulado de 2021, até agora, entre janeiro e novembro, os pequenos negócios criaram mais de 141 mil novas vagas de trabalho, no Paraná. 

Comentários