QUARTA, 06/04/2022, 18:19

Micro Empreendedores Individuais representam mais de 70% das empresas abertas no Paraná

Apesar de pequena queda no trimestre, Estado manteve certa estabilidade em relação aos números do ano passado, com pouco mais de 70 mil empresas criadas.

Os dados são da Junta Comercial e mostram que o Paraná criou quase 71.500 empresas nos primeiros três meses de 2022. Número um pouco menor que o do mesmo período do ano passado, quando foram abertas pouco mais de 73 mil. O saldo do trimestre, segundo os números da Junta, foi de pouco mais de 42 mil vagas.

Outro dado é que a maioria quase absoluta das empresas abertas aqui no estado nos primeiros três meses de 2022, mais de 76%, foi de MEIs, os Micro Empreendedores Individuais. Números que, de maneira geral, representam uma maior estabilidade da economia, é o que afirma Sérgio Ozório, consultor do Sebrae Paraná.

O relatório com os dados da Junta Comercial mostram ainda que o estado foi o quarto mais ágil na abertura de empresas, 21 horas. Prazo abaixo da média nacional, que é de 2 dias e 1 hora. O levantamento não considera os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem as licenças de funcionamento. Do total de empresas abertas no trimestre aqui no Paraná, 95% finalizaram o processo em até 3 dias.

O consultor do Sebrae afirma que em Londrina o prazo é um pouco maior, aproximadamente 30 horas. Ele conta ainda que, nos últimos anos, o país como um todo apresentou uma evolução nesse quesito, que, segundo ele, é fundamental para quem vai abrir um novo negócio. 

Ainda de acordo com os dados da Junta Comercial, no primeiro trimestre do ano passado, o tempo de abertura de empresas aqui no estado foi de 25 horas, com 94% delas sendo criadas em menos de 3 dias.

Comentários