Ministério Público recebe inquérito de fraude na venda de combustíveis em Londrina
Investigação apontou que posto abastecia menos que o indicado nas bombas, proprietário foi multado em 20 mil reais.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) recebeu inquérito comprovando a fraude na venda de combustíveis em Londrina.
O caso foi registrado em agosto de 2019, quando houve uma fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo), em um posto de combustíveis na região central de Londrina. Durante a fiscalização, foi verificado que uma bomba de etanol no medidor marcava 20 litros, porém na medida padrão só havia dispensado 19 litros e 800 mililitros. Já na bomba de gasolina aditivada, marcava 20 litros e foi dispensado pouco mais de 19 litros.
A Portaria 294 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) determina que a variação máxima que pode ocorrer é 0,3%, ou seja, neste caso seria de 60 mililitros, e no caso fiscalizado em agosto de 2019, ultrapassou essa marca gerando prejuízo para o consumidor.
O delegado João Reis da Polícia Civil, falou um pouco mais sobre os crimes praticados neste caso e a multa aplicada de 20 mil reais.
A Polícia Civil não trouxe mais detalhes a respeito da localização deste posto de combustíveis e também sobre este homem que foi indiciado.
Vale ressaltar que é muito importante que o consumidor verifique a nota fiscal e faça denúncias através do 0800-970-0267 da Agência Nacional de Petróleo (ANP).