Ministro garante instalação do ILS no aeroporto de Londrina
O projeto do ILS em Londrina está em licitação e esperasse que nos próximos três ou quatro meses seja concluído.
A pista de pouso e decolagens foi ampliada, ganhando 150 metros a mais, além de uma nova área de escape para aumentar a segurança. O projeto incluiu ainda a modernização da estrutura de navegação, com a realocação de sistemas de navegação aérea, o PAPI (Precision Approach Path Indicator) e construção de infraestrutura para instalação futura do ILS (Instrument Landing System, em português: Sistema de Pouso por Instrumento) é um dispositivo que fornece ao piloto duas informações essenciais: o eixo da pista e a trajetória ideal de planeio.
De acordo com o prefeito Tiago Amaral (PSD), O ILS possibilitará que o aeroporto continue operando mesmo em condições climáticas adversas, como em dias chuvosos, por exemplo, o que atualmente não é possível.
Após a obra da CCR Aeroportos, a implementação da tecnologia é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), das Forças Aéreas.
Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, as negociações com o Ministério da Defesa para a instalação do sistema começam de imediato, assim como o projeto para a implantação do taxiway para melhorar as manobras na pista.
O governador Ratinho Júnior, ressaltou que a instalação do sistema de pouso por instrumentos (ILS) em uma das cabeceiras da pista será bancada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) após um acordo com a prefeitura de Londrina e a CCR, que entregou a infraestrutura necessária para a implantação.
A instalação do ILS – Categoria 1 vai permitir que o aeroporto funcione sem restrições, nas mais diferentes condições climáticas. O equipamento fornece ao piloto da aeronave, informações que aumentam a visibilidade sobre o eixo da pista e definem a trajetória ideal para aterrissagem.