SEXTA, 05/04/2024, 20:52

Na ExpoLondrina, Ministro da Agricultura anuncia abertura de mercado para exportação de carne do Paraná.

Carlos Fávaro ainda prometeu maior volume de crédito no Plano Safra, juros acessíveis e regulamentação de leis que beneficiam frigoríficos e produtores de ração animal.

Anúncios de mais crédito a juros menores e abertura de mercado externo para carne produzida no Paraná marcaram a cerimônia de abertura  da ExpoLondrina na tarde dessa sexta-feira (5).   O ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), fizeram anúncios para economia do Estado, que o vice-líder na produção de grãos e protagonista em exportação de proteína animal.

Carlos Fávaro anunciou que até maio haverá a abertura do mercado chileno para exportação da carne suína paranaense. Isso porque o país ainda mantém barreiras sanitárias aos produtos do Estado.  O Estado tem o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

A apelo dos produtores ocorre após a queda de 16% na última safra de soja com quebra de R$3,5 milhões de toneladas por consequência efeitos climáticos. As entidades de setor cobram aumento de 30% no crédito agrícola no próximo Plano Safra e juros mais baixos, diante da expectativa da queda da Selic para um dígito até o final do ano.  Em resposta, Fávaro informou que em breve o governo federal fará o maior plano safra da história.

Já o governador do Paraná, Ratinho Junior anunciou aumento da taxação em 19,5% para leite em pó e outros lácteos que provém de países do Mercosul.  Medidas semelhantes foram tomadas por outros estados como Minas Gerais e tem o objetivo de frear a importação acima da média de leite argentino e proteger pequenos produtores do Estado.

O governador também elogiou a regulamentação de lei que prevê o autofiscalização do setor, ou seja, estabelece procedimentos de fiscalização e auditoria mais ágeis e modernos para agroindústria. Segundo Ratinho Junior, a medida irá beneficiar as indústrias de ração animal e toda a cadeia produtiva de proteína animal.

A ExpoLondrina, organizada pela Sociedade Rural do Paraná, completa 62 anos. Para se ter uma ideia da dimensão nesses 10 dias de feira serão 12 leilões, 7 mil animais, 100 eventos técnicos, 300 expositores e público estimado de 500 mil visitantes.

A abertura do palco de shows à noite foi com as duplas Maiara & Maraísa e Victor & Leo. Outros nomes do gênero sobem ao palco neste fim de semana como Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto e Luan Santana.

 

Por Guilherme Marconi

Comentários