No Dia Nacional da Síndrome de Down, pais lutam por direito de educação inclusiva
A data tem o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da síndrome.
A data tem o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da síndrome. Embora o debate tenha avançado nas últimas décadas, a luta por direitos de inclusão adequada na rede regular de ensino nunca se esgota.
Mãe de uma criança com síndrome de Down, a consultora empresarial e palestrante Adiles Maia defende que os pais tenham o direito de matricular seus filhos na turma adequada, de acordo com o grau de capacidade cognitiva e não somente avaliando o critério de idade cronológica.
A filha dela vai completar sete anos e está matriculada no 2º ano do ensino fundamental, mas a família entrou com uma ação da Justiça pelo direito de Caroline esteja numa série mais adequada a sua necessidade que seria na educação infantil.
A Justiça negou, recentemente, o pedido liminar impetrado pela família, mas Adiles quer ampliar esse debate, convocando políticos para mudanças de lei federal no Congresso, para que a inclusão das crianças com Síndrome de Down seja feita de maneira mais efetiva no direito à educação.
É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros nascem com essa condição. Para a psicóloga e consultora, além de reivindicar direitos, é preciso que o Estado e a sociedade possam enxergar o processo educacional sob um novo olhar.
Ainda no Dia Internacional da Sindrome de Down será lembrado com uma aula de dança especial do projeto, Movimento Inclusivo 21 Amigos da Dança, na sede da APS-DOWN na quinta (21.. O projeto Movimento Inclusivo 21 amigos da Dança, oferece aula de dança gratuita para portadores da síndrome de Down, todas as sexta-feira na sede da APS DOWN
Nesta quinta-feira (21), também será realizada a 13ª Balada Especial em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, em Londrina. O evento, que já é tradicional, chegou a receber 800 pessoas numa de suas edições. A ação realizada por um grupo de voluntários será na Boate 2800 (Av. Higienópolis, 2800), das 14 às 17h. A entrada é gratuita.
Também alusivo à data, acontece uma exposição com 18 fotos de crianças com idades entre dois e 14 anos vai marca o Dia Internacional da Síndrome de Down no Aurora Shopping Londrina.