SEGUNDA, 25/07/2022, 09:03

Nova Aifu, Ação Integrada de Fiscalização Urbana, na rua Paranaguá, no centro, termina com 18 infrações emitidas e 11 bares visitados.

Iniciativa, realizada pela PM em parceria com os bombeiros e a prefeitura, também contou com pontos de blitz e autuação de pedestres no âmbito da Lei Seca. Motociclista fugiu de bloqueio e foi preso com mais de 1 kg de maconha. 

Uma nova Aifu, Ação Integrada de Fiscalização Urbana, foi realizada na rua Paranaguá, no centro de Londrina, entre a noite de sábado (23) e madrugada de domingo (24). Os trabalhos foram realizados pela Polícia Militar (PM) em parceria com o Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; secretarias municipais da Fazenda e do Ambiente; Vigilância Sanitária; e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

De acordo com a PM, 11 bares foram fiscalizados e 18 autuações lavradas durante a ação, que também contou com pontos de blitz e a autuação de pedestres flagrados consumindo bebida alcoólica em via pública depois das 22h, o que é proibido pela Lei Seca municipal. Nestes casos, as multas, de R$ 500 cada, foram emitidas pela Guarda Municipal.

Em relação às autuações lavradas contra os estabelecimentos, foram por motivos diversos, entre eles o som alto sem autorização ou isolamento acústico, o que voltou a gerar muita reclamação por parte dos moradores do entorno na última semana.

A PM já tinha encabeçado uma Aifu na rua Paranaguá na última quinta-feira (21), quando nove estabelecimentos foram vistoriados e um deles acabou interditado. Na ocasião, os órgãos participantes também emitiram 14 autuações.

O comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Villa, destacou a importância das ações para a contenção de eventuais excessos por parte dos estabelecimentos e, principalmente, de seus frequentadores. 

Já em relação aos pontos de blitz, a polícia abordou 52 carros e 25 motos, além de 93 pessoas. Doze veículos foram recolhidos, sendo nove carros e três motos. Trinta e cinco testes do bafômetro foram feitos e 14 multas lavradas pelas equipes. A polícia também conseguiu fazer a prisão de um homem por tráfico de drogas. Ele estava em uma moto e não parou ao ser abordado num dos pontos de bloqueio, na avenida Madre Leônia Milito, na zona sul. De acordo com a PM, o suspeito jogou a moto para cima de uma policial militar, que disparou contra um dos pneus do veículo. Ele também tentou se livrar de uma bolsa carregada com um quilo e 265 gramas de maconha divididos em 46 porções e outras três porções de haxixe. O motociclista foi autuado em flagrante e encaminhado, junto com a droga, para a delegacia.

Por Guilherme Batista

Comentários