SEXTA, 27/05/2022, 10:00

Nova pesquisa da Fecomércio registra segunda queda seguida na intenção de consumo de famílias paranaenses

Indicador ainda está em patamar considerado satisfatório, mas se aproxima do limite de 100 pontos

De acordo com os novos dados da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), a intenção de consumo das famílias do estado apresentou a segunda queda seguida, no mês de maio. Com uma redução de 2,5%, o indicador passou de 103,2 pontos para 100,7. O nível ainda é considerado positivo, mas está perto do limite de 100 pontos, que define este cenário satisfatório.

Segundo o levantamento, realizado em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), somente o subindicador de Acesso ao Crédito apresentou crescimento, com elevação de 1,6%. Os demais registraram quedas, neste mês.

Para Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade, este movimento demonstra que, para seguir com o padrão de consumo, os paranaenses têm buscado o serviço dos bancos.

A média nacional, quanto ao índice de intenção de consumo, apresentou um aumento de 4,4% neste mês. Por outro lado, a taxa segue abaixo do nível satisfatório, com 79,5 pontos. Na avaliação de Schmidt, a perspectiva para os próximos meses vai depender dos níveis da inflação e dos juros.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR lembra, no entanto, que em comparação ao mesmo período do ano passado, a intenção de consumo das famílias apresentou um crescimento de 12,8%. Na época, o índice estava em 89,3 pontos. 

Ainda de acordo com o levantamento da entidade, a queda na intenção de consumo foi maior entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, com um recuo de 4,3%. Já os paranaenses que ganham abaixo deste patamar apresentaram uma redução de 2,1% no indicador.

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