QUARTA, 31/08/2022, 08:00

Novo boletim da dengue confirma mais 129 casos, no Paraná

Mais da metade dos municípios do estado já tiveram notificações da doença. Cerca de 1.800 quadros suspeitos seguem em investigação.
 

O Paraná registrou mais 129 casos e 1.409 notificações da dengue, nesta última semana. Os dados são do novo informe, divulgado na terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O estado soma 388 confirmações da doença e 3.759 ocorrências relacionadas dentro do atual período epidemiológico, que teve início no mês de agosto e segue até julho do ano que vem.

De acordo com o relatório apresentado, 1.533 quadros considerados suspeitos já foram descartados e outros 1.838 seguem em análise. Até o momento, nenhum óbito por conta da doença foi registrado no estado, durante o novo ciclo de monitoramento.

Dos 399 municípios paranaenses, 218 já tiveram notificações da dengue. O número representa cerca de 54% das cidades do estado. Deste total, 83 apresentaram casos autóctones, ou seja, quando o paciente contraiu a doença no município em que reside.

O informe aponta que a região de Londrina tem 1.031 notificações, até agora. É o maior número de registros entre as Regionais de Saúde do Estado. Apesar disso, apenas 28 casos foram confirmados. Outros 711 suspeitos estão em investigação.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos, letargia e manchas vermelhas pelo corpo Em quadros mais graves da doença, o paciente também pode apresentar fortes dores abdominais, sangramento de mucosas e vômitos persistentes.

Medidas simples contribuem para o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor. Entre elas, está a eliminação de água parada, que pode se tornar criadouro do inseto. A orientação é que os pratinhos utilizados em vasos de planta sejam preenchidos com areia e que se faça o descarte adequado de entulhos e materiais de construção, por exemplo.

Outro cuidado que se deve ter é a manutenção recorrente e adequada de caixas d’água e calhas. Além disso, piscinas que estão sem uso devem estar cobertas. Já as vasilhas que são utilizadas para dar água aos pets devem ser lavadas com frequência.

Além das informações epidemiológicas da dengue no Paraná, o boletim da Sesa também apontou que o estado tem 15 notificações da chikungunya. Todos estão em investigação. Já no caso da zika vírus, foram dois registros. Um deles foi descartado e o outro segue em análise.

Comentários