TERCA, 04/02/2020, 19:33

Número de casos aponta situação de alerta para epidemia de dengue no Paraná

Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira registra quase 15 mil confirmações da doença. Novo veneno deve chegar até o fim de fevereiro.

O Paraná tem pouco mais de 102 casos de dengue autóctones para cada grupo de 100 mil habitantes e de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os números revelam uma situação de alerta para epidemia da doença no Estado. O último boletim da Sesa, divulgado nesta terça-feira, traz 14.697 casos de dengue. Em relação à semana passada, com as pouco mais de 3.800 novas confirmações, o aumento foi de 35%.

Aumentaram também os municípios em situação de epidemia, de acordo com o boletim da Secretaria. Na semana passada eram 34 e agora são 50. Entre elas duas aqui da região norte, Uraí e Porecatu. Outros 29 municípios estão em situação de alerta, sendo que 15 entraram para a lista agora neste boletim. Entre eles Maringá, Sarandi e Andirá. O total de casos notificados em 309 municípios do estado chega a quase 50 mil.

Segundo o Governo, a força-tarefa formada pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue vem promovendo uma série de ações em parceria com os municípios e entidades locais, como os mutirões de limpeza. O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, ressalta, mais uma vez, a importância da participação dos moradores de cada cidade no combate aos focos do mosquito.

Além dos mutirões, o Governo afirma que vem capacitando profissionais, entre médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde no manejo clínico da doença. Na semana passada, 300 deles aqui de Londrina e de outros municípios da região, receberam o treinamento, explica a chefe da 17ª Regional de Saúde, Lúcia Lopes.

Na semana que vem, do dia 11 ao dia 14, o treinamento será em Jacarezinho, Cornélio Procópio e Cianorte.

A chefe da 17ª Regional de Saúde explica ainda que na próxima semana os profissionais que vão trabalhar na aplicação do novo veneno a ser enviado pelo Ministério da Saúde, o Cielo, vão receber um treinamento sobre como usar o produto.

O boletim com a situação da dengue em Londrina deve ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira.

Comentários