SEGUNDA, 05/09/2016, 19:00

Número de doações de órgãos dobrou nos últimos cinco anos no Paraná

Só na região de Londrina, no primeiro semestre desse ano foram 115 notificações de morte encefálica com 24 doações.

Dia 27 de setembro é o dia nacional do doador de órgãos. E durante todo o mês o país se mobiliza para que se fale em doação de órgãos, com isso o Setembro Verde, vem em alusão a essa conscientização.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Londrina e região, Ogle Bacchi, em cinco anos o número de doações mais que dobrou no Paraná. Só no primeiro semestre desse ano foram 539 notificações por morte encefálica e dessas ocorreram 196 doações. E tudo com a ajuda de campanhas como a do Setembro Verde.

A região de Londrina acompanha o nível do estado. Segundo Ogle, foram 115 notificações no primeiro semestre com 24 doações.

Segundo dados da Central de Transplantes, a maior fila de espera é do rim. 1.919 pacientes esperam por um transplante de órgão no Paraná. 1.452 são pacientes a espera de um rim, a segunda maior fila é de córneas, são 275 pacientes, segue por fígado com 114 pacientes e a de coração com 37 pacientes e pâncreas com oito pacientes.

NOTA RETORNO PARA MANHÃ: A abertura do Setembro Verde em Londrina vai ser na sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores à partir das 2h e meia da tarde.

Comentários