SEGUNDA, 11/09/2017, 01:05

Número de doações de sangue cresce 6% no Paraná

Em Londrina, o aumento de doadores foi de 20% nos últimos seis meses.  

O número de doadores de sangue no Paraná cresceu em comparação com o último ano. Dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, mostram que, de janeiro a agosto deste ano, 111 mil e 728 doações efetivas foram feitas. Em 2016, no mesmo período, foi registrado um total de 104 mil e 798 doações, o que representa um aumento de aproximadamente 6,2%. Mas, o cenário ainda merece atenção. Nos três últimos meses do ano a recorrência de feriados preocupa o diretor Paulo Hatschbach porque, nesses períodos, as doações costumam diminuir entre 30% e 40%, o que reduz o estoque dos bancos de sangue.

No Hemocentro de Londrina, as notícias também são boas. Segundo o cordenador Fausto Trigo, houve um aumento de 20% em doações de sangue nos últimos seis meses. Apesar do aumento, a preocupação com os períodos mais críticos continua.

Dentre os tipos sanguíneos, o O negativo é o que demanda atenção especial por ser considerado o doador universal. Este ano, o Paraná registrou apenas 8357 doações deste tipo. E apenas 4% da população possui sangue O negativo. Mas ele é o mais utilizado em situações de urgência e emergência.

Por Claudia Lima

Comentários