SEXTA, 23/04/2021, 17:28

Número de empresas abertas no Paraná cresceu quase 17% no primeiro trimestre

Presidente da Junta Comercial comemorou resultados do Estado no primeiro trimestre e avalia que, junto com os números da geração de empregos, eles já revelam uma retomada da economia paranaense.

Um saldo, entre janeiro e março, de pouco mais de 49 mil empresas abertas, e que superou em quase 10% o número também positivo do mesmo período do ano passado, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Junta Comercial do Paraná. Foram 73 mil aberturas e aproximadamente 24 mil baixas de empresas em todo o Estado. Em relação apenas à abertura de empresas, o aumento foi ainda maior no trimestre e ficou quase 17% superior ao número do mesmo período de 2020.

Segundo a Junta, os três primeiros meses de 2021 foram melhores do que qualquer mês do ano passado, com quase 25 mil novas empresas criadas em janeiro, mais de 23.500 em fevereiro e pouco mais de 24.500 em março. E coube aos MEIs, os micro empreendedores individuais, liderar as aberturas em 2021, com quase 77% do total. Também foram abertas 81 novas cooperativas no Estado.

O presidente da Junta Comercial, Marcos Rigoni, comemorou os números do Estado no primeiro trimestre e avalia que eles se somam aos bons índices de geração de emprego do ano e já revelam uma retomada da economia paranaense.

Rigoni destacou ainda que o Paraná voltou a figurar na lista dos estados onde se abre uma empresa mais rápido, apenas 1 dia e 14 horas, bem abaixo da média nacional, de 3 dias e 9 horas.

O estado fica atrás apenas de Sergipe, Espírito Santo e Goiás. Em fevereiro, por exemplo, o resultado do Paraná foi o melhor do País.  E esse bom momento, diz a Junta Comercial, vem desde 2019, quando o Estado fechou o ano com mais de 110 mil empresas abertas. No ano passado, mesmo com a pandemia, foram 159 mil.

Comentários