QUINTA, 20/08/2026, 17:51

Onça-parda cai em armadilha de produtor rural e é resgatada em Cornélio Procópio

Animal caiu em armadilha de morador que tentava pegar cão; fêmea recebeu atendimento em Londrina e deve voltar à natureza em breve

Uma onça-parda jovem foi resgatada na manhã desta quinta-feira (20) na região de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, após cair por engano na armadilha de um produtor rural.
O morador havia instalado a gaiola em sua propriedade para tentar capturar um cachorro que estava matando suas galinhas, mas acabou se surpreendendo ao encontrar o felino preso no local. Ao perceber a situação, ele acionou imediatamente a Polícia Ambiental e o Instituto Água e Terra (IAT).

Para realizar o resgate com segurança, as autoridades chamaram a equipe do Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina, para onde a fêmea foi levada. De acordo com a médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) o animal passou por exames de ultrassom, raio-X e exames de sangue, que confirmaram seu bom estado de saúde.
A onça já foi alimentada e permanece em repouso sob cuidados médicos. Assim que o IAT definir uma área adequada para a soltura, ela será devolvida à natureza nos próximos dias.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários