QUINTA, 14/12/2017, 18:41

Paraná bate recorde de transplantes em 2017

O número de procedimentos realizados aqui no estado esse ano foi 13% maior que em 2016.

O melhor resultado de todos os tempos da Central de Transplantes. Até o fim do mês de novembro foram realizados 745 transplantes dos chamados órgãos sólidos em todo o estado. No mesmo período de 2016, foram 656 órgãos transplantados. Um aumento de cerca de 13%.

Segundo a enfermeira Luana Heberle, da Central Estadual de Transplantes, o crescimento ocorreu em quase todos os tipos de procedimentos.

A enfermeira da Central de Transplantes explica que o transplante de rim continua com a maior demanda e o maior número de procedimentos, basicamente por dois motivos.

A enfermeira destaca que ainda há muita recusa das famílias em fazer a doação e que, apesar disso, alcançamos índices comparáveis aos de países europeus nesse quesito.

O estado é o segundo do país em número de doações e foi o primeiro a alcançar a notificação de morte encefálica de mais de 100 por 1 milhão de pessoas, um dado que, segundo Luana Heberle, torna o Paraná referência em todo o Brasil.

A Central Estadual de Transplantes coordena o Sistema Estadual de Transplantes, composto pelas Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes de Londrina, Maringá e Cascavel, centros transplantadores e outros serviços

Para quem quiser mais informações, o telefone da Central aqui em Londrina é o 3379-6092 ou 3379-6078.

Comentários