SEXTA, 28/10/2022, 18:20

Paraná deve colher quase 26 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023

Com plantio atrasado, a soja responde por mais de 80% desse total, com expectativa de colher 21,5 milhões de toneladas.

Com o fim das fortes chuvas que atingiram todo o estado na semana passada, os produtores retomaram, nos últimos dias, a colheita do trigo, que já chega a 63% da área semeada e está estimada em quase 1,2 milhão de hectares.

As estimativas iniciais do Departamento de Economia Rural, da Seagri, apontavam para uma área de quase 1,2 milhão de hectares plantados com o grão, mas a produção foi revista para baixo. Com isso, a nova projeção é que o estado colha 3,56 milhões toneladas de trigo, contra a expectativa inicial de 3,8 milhões de toneladas que existia até o mês passado.

De acordo com o agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, parte dessa revisão foi motivada pela estiagem nas regiões Norte e Centro-Oeste do Estado, que representou uma quebra de 11% na safra do trigo, e outra parte às chuvas e geadas no Oeste e Sudoeste, que trouxeram uma redução de 30% e 16%, respectivamente.

No caso da soja e do milho, a chuva também atrapalhou. Mas, com a estiagem da última semana as máquinas voltaram ao campo e o plantio foi retomado.

O analista do Deral, Edmar Gervásio, diz que com os 600 mil hectares semeados nos últimos dias a área plantada avançou. Para a soja, a expectativa do Departamento é de que sejam colhidas 21,5 milhões de toneladas na safra.

O analista do Deral diz ainda que, se não chover nos próximos dias, o plantio deve avançar bastante. De modo geral, ele afirma que deve ser uma safra de boa qualidade.

Em relação ao café, que está praticamente todo colhido no estado, a estimativa é de uma quebra de 35% em relação à última safra, por conta principalmente das geadas e da estiagem.

Comentários