SEGUNDA, 27/08/2018, 06:25

Paraná é destaque em ranking nacional de doação de órgãos e transplantes

Estado também lidera a identificação e o diagnóstico de morte encefálica e tem o menor índice de famílias que rejeitam a doação de todo o país.

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná é destaque pelos números  espetaculares, segundo a própria associação da área, com 50 doadores efetivos por milhão de habitantes, resultado inédito no país. E assim o estado reafirma sua posição de liderança, com diferença de 10 pontos do segundo colocado. 

A coordenadora regional da Organização de Procura de Órgãos, ligada à Central Estadual de Transplantes, Ogle Bacchi, comemora os números alcançados nos últimos oito anos e afirma que nesse período o estado multiplicou por sete o número de doadores.

O destaque é ainda maior nos transplantes. O estado também é o primeiro colocado  em número de transplantes renais, com taxa de 60 transplantes por milhão de habitantes e segundo em transplante hepático com quase 30 por milhão.

O Paraná também registrou o menor índice de negativa familiar do país, 25%, bem abaixo do segundo colocado e quase 20% menor que a média brasileira.

A coordenadora regional de Procura de Órgãos, diz que, de forma geral o brasileiro é favorável à doação. O problema era a capacitação dos profissionais da área, algo que, segundo Ogle, evoluiu, e muito, aqui no estado nos últimos anos.

O Paraná também continua líder na identificação e diagnóstico da morte encefálica, com taxa de 106 notificações por milhão. Os números são do Registro Brasileiro de Transplantes e se referem ao primeiro semestre desse ano.

Comentários