TERCA, 02/11/2021, 16:44

Paraná é primeiro colocado no ranking da imunização completa da Covid-19

Dados do consórcio nacional de veículos de imprensa, divulgados pelo Governo do Estado no feriado, mostram que quase 70% da população paranaense completou o esquema vacinal.

Os números são do consórcio nacional de veículos de imprensa e mostram que o Paraná é o estado com maior percentual de população imunizada com a segunda dose ou a dose única. De acordo com os dados, quase 69,7% dos paranaenses estão completamente protegidos contra as formas mais graves da Covid-19. Na sequência, aparecem São Paulo, com 67,7%, e Mato Grosso do Sul, com 64,3%. Nossos vizinhos aqui da região vêm logo em seguida, o Rio Grande do Sul com 60,8%, e Santa Catarina, com 58,6% da população totalmente imunizada.

No caso do país, os dados do consórcio nacional de veículos de imprensa mostram que menos de 55% dos brasileiros receberam as duas aplicações ou a dose única.

Em relação a imunização parcial, apenas com a primeira dose, o Paraná aparece em quarto lugar, com 74,7% da população vacinada, atrás de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O secretário de Saúde, Beto Preto, comemorou os números de outubro e afirmou em entrevista à Agência Estadual de Notícias, que os bons indicadores do Paraná são fruto de uma vacinação organizada, que avança em todo o estado e que, por isso mesmo, vem colhendo bons resultados.

Segundo o Governo do Estado, quando se analisa somente a população adulta, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 8.721.000 pessoas, os dados mostram a vacinação completa de mais de 78% dos paranaenses maiores de 18 anos com a D2 ou dose única.

Até agora, o estado aplicou quase 462.000 doses em adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, número que representa quase 50% de uma população estimada em pouco mais de 936.000 pessoas.

Um levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na última segunda-feira mostrou ainda que em outubro o Estado registrou uma queda de 61% no número de casos de Covid, e a quantidade de óbitos também foi a menor em 16 meses.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários