QUINTA, 07/05/2020, 15:07

Paraná fica uma semana sem registros de gripe por Influenza

Apesar disso, o boletim registrou aumento de 482 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná não registrou novos casos confirmados de Influenza A e B há uma semana. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr explica que, apesar de não apresentar aumento nos casos confirmados especificamente de Influenza, o boletim informa 3.522 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com aumento de 482 notificações em relação a semana anterior. São casos notificados por vários outros vírus.

A vacina contra a doença ainda é a principal recomendação. A campanha nacional já entrou na terceira fase e vai até junho. Neste ano, em função do coronavirus, ela foi antecipada. A coordenadora reforça que a vacina contra a Influenza não protege contra coronavirus, mas ajuda a abrandar os sintomas da gripe. Dessa forma, evita que as pessoas, principalmente dos grupos prioritários, sejam internadas e o agravamento da doença chegue a uma pneumonia, por exemplo.

Na primeira etapa, foram vacinados os idosos. Na segunda, os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Essa terceira e última fase está dividida em duas partes. De 11 a 17 de maio a prioridade é vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas com deficiência, professores, gestantes e puérperas. De 18 de maio até 5 de junho, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.

Em Londrina, é preciso agendar a vacinação no site da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br

Por Claudia Lima

Comentários