SEGUNDA, 17/05/2021, 18:41

Paraná imunizou até agora pouco mais de 6% dos trabalhadores da educação com a primeira dose

Vacinação dos profissionais da segurança avança mais rápido e chega a quase 50% do total do grupo.

Segundo o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, entre os profissionais de segurança, o número de vacinados com a primeira dose chega a quase 11 mil, pouco mais de 47% do total de 22.853 trabalhadores da área. Entre os profissionais da educação, o ritmo é mais lento, até mesmo pelo volume de pessoas. Foram imunizadas até agora pouco mais de 10.400 pessoas com a primeira dose, o que representa aproximadamente 6% do total da população estimada para o grupo, próxima a 170 mil profissionais.

A vacinação dos dois grupos começou na semana passada e faz parte do planejamento do Governo do Estado para a retomada gradual das aulas presenciais na rede pública, que já retornaram em parte das escolas desde a segunda-feira da semana passada. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram distribuídas até agora para todo o Estado 32.760 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Outros 8 mil profissionais da educação já foram imunizados por serem do grupo prioritário dos idosos.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, afirma que, apesar do número reduzido de doses enviadas ao Paraná, a Sesa tem trabalhado para estabelecer uma distribuição por igual a todos os municípios do Estado.

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, o Paraná tem mais de 4,8 milhões pessoas nos 28 grupos prioritários. O Estado aplicou até agora mais de 3.250.000 vacinas desde 18 de janeiro, quando começou a campanha. Deste total, foram pouco mais de 1,1 milhão segundas doses, o correspondente a 23% dos grupos prioritários e 10% dos paranaenses.

Os números do Vacinômetro foram atualizados no meio da tarde desta segunda-feira. A Sesa também confirmou a chegada de pouco mais de 413 mil vacinas contra a Covid-19. O 20º lote enviado pelo Ministério da Saúde tem 374 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e quase 40 mil da Comirnaty/Pfizer.

Com a nova remessa, que ainda não tem previsão de entrega, o Paraná vai chegar a pouco mais de 4,9 milhões de doses das três vacinas.

Comentários