QUARTA, 31/08/2022, 17:37

Paraná lança prêmio para queijos produzidos no Estado

Premiação é voltada a produtores artesanais e indústrias e, além de avaliar e condecorar os queijos, traz uma série de ações para tentar estimular e desenvolver o setor.

Uma iniciativa que já nasce com a proposta de ser a maior premiação do tipo no Brasil. Lançado nesta quarta-feira, no Mercado Municipal de Curitiba, em um evento de degustação para autoridades e convidados, o Prêmio Queijos do Paraná tem como principal proposta divulgar a qualidade do produto feito aqui no estado.

Além de avaliar e premiar os queijos, a inciativa também prevê uma campanha sobre a qualidade do leite produzido no Paraná e uma série de ações para desenvolver o setor. Entre elas, a qualificação dos produtores rurais, dos queijeiros artesanais e da indústria, com oficinas e cursos, também para o público e lojas do ramo. 

Idealizado e promovido pelo Sistema FAEP/SENAR, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Rural e Sindileite, o prêmio tem o apoio de outras 28 entidades ligadas de alguma forma ao setor.

Luciana Matsuguma, analista do Departamento Técnico da FAEP, explica que o estado é atualmente o segundo maior produtor de leite do país e boa parte dos 12 milhões de litros diários, quase 40%, vai para a indústria queijeira. Ela diz que o prêmio tem 19 categorias, uma delas para queijos autoriais, aromatizados ou condimentados.

Para participar do Prêmio, cujas inscrições começam nesta quinta-feira, um dos pré-requisitos é que o produto tenha sido feito aqui no estado.

O julgamento, com a definição dos vencedores, explica Luciana Matsuguma, será no Dia Mundial do Leite, em 1º de junho do ano que vem.

Além de estampar os selos das medalhas na embalagem do queijo, os vencedores também vão receber outros prêmios, como uma consultoria de gestão e design de embalagem e treinamentos voltados ao processo de produção.

As inscrições vão até 1º de março do ano que vem e o regulamento completo está disponível no site www.sistemafaep.org.br/premio-queijos-do-parana.

Comentários