TERCA, 29/03/2022, 18:38

Paraná lidera geração de empregos no sul do país

Na Região Metropolitana de Londrina, números também foram positivos, com a criação de quase 1.500 vagas no mês.

Em todo o estado, foram pouco mais de 28.500 novas vagas com carteira assinada em fevereiro. No ranking nacional, apenas São Paulo e Minas Gerais tiveram desempenho melhor. O levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostra ainda que o saldo acumulado do Paraná nos dois primeiros meses do ano, foi de 47.800 novos postos.

De acordo com os dados do CAGED, o setor de serviços foi o destaque do mês no Paraná, com pouco mais de 19.700 novas vagas criadas.

No caso das cinco principais cidades aqui da Região Metropolitana, destaque positivo em números absolutos para Londrina, que criou 848 vagas formais em fevereiro.

O economista e professor, Marcos Rambalducci, coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, que produz o levantamento, diz que os dados de fevereiro do CAGED londrinense, surpreenderam positivamente, principalmente o setor de serviços.

Aqui na Região Metropolitana, os números de fevereiro do CAGED mostram a criação de quase 1.500 postos. Em janeiro, saldo também positivo, mas menor que no mês anterior, com 943 novas vagas. Somente Arapongas apresentou números negativos na geração de empregos com carteira assinada, em fevereiro, com uma redução de 92 postos de trabalho.

Rambalducci diz que, assim como Londrina, os dados de toda a região no acumulado do ano também são animadores.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários