TERCA, 18/04/2023, 15:11

Paraná lidera ranking da imunização contra a gripe com 690 mil doses aplicadas

Entre as cidades do interior do estado, até agora Londrina foi a que mais imunizou contra a Influenza, com cerca de 29.500 vacinas aplicadas.

Desde o início da 25ª Campanha Nacional contra a Influenza, há 20 dias, foram 690.164 vacinas aplicadas. Com um público-alvo de mais de 4,6 milhões de pessoas, o Paraná saiu na frente e lidera o ranking nacional com mais doses aplicadas. No estado, a campanha contra a gripe foi antecipada em uma semana em relação à campanha nacional, que só começou na última segunda-feira, 10 de abril.

Das pouco mais de 690 mil vacinas aplicadas no Estado, aproximadamente 438 mil foram em pessoas acima de 60 anos. Com cerca de 103 mil vacinados contra a gripe, Curitiba lidera o ranking estadual, seguida por Londrina, com pouco mais de 29.500 doses, Cascavel, com quase 21 mil e Maringá, com pouco mais de 20 mil imunizados contra a Influenza.

Apenas no último sábado, quando foi realizado o Dia D de vacinação em todo o país, foram mais de 177 mil doses aplicadas em 1,3 mil salas de imunização distribuídas pelos 399 municípios paranaenses. Em Londrina, o Dia D teve mais de 1.800 vacinas administradas. Fizemos contato com a Secretaria Municipal de Saúde, para uma avaliação dos números, mas até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a meta vacinal da campanha é de 90% do público alvo. Até agora, ainda segundo a Sesa, o Ministério da Saúde enviou duas remessas, totalizando 920 mil imunizantes, todos já atualizados contra a nova cepa do vírus da gripe.

Dos 18 grupos aptos a receberem a vacina, os indígenas, com mais de 34% de cobertura, e os idosos, com 23,7%, foram os que mais se imunizaram até agora. Já os grupos de pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores portuários, por exemplo, vacinaram abaixo do esperado.

Comentários