QUINTA, 22/04/2021, 16:35

Paraná recebe mais 205 mil doses de vacina contra o coronavírus e já começa a preparar a imunização de pessoas com comorbidades

Estimativa é de que 13 mil doses sejam enviadas nesta sexta-feira a Londrina, que, somente no feriado, vacinou 3.800 moradores contra a doença.

A nova remessa de doses de vacina contra o coronavírus enviada ao Paraná vai ajudar o estado a continuar com a campanha de imunização de domingo a domingo, sem interrupções. São 205.200 doses a mais para a campanha, que, atualmente, é realizada junto às pessoas com mais de 60 anos. Tanto é que, do total de unidades, 166 mil da AstraZeneca vão ser usadas na imunização de paranaenses que têm entre 60 e 64 anos. O estado também vai ter à disposição 39.200 doses da Coronavac, sendo 30.595 para idosos de 65 a 69 anos e o restante, cerca de 4.600, para profissionais das forças de seguranças, que, na remessa da semana passada, não tinham sido contemplados com vacinas.

A Secretaria Estadual de Saúde espera pelo envio semanal dos lotes de vacinas, mirando na conclusão da imunização dos idosos até o final deste mês para que, a partir de maio, as pessoas com comorbidades possam começar a receber as doses. Em entrevista coletiva em Alvorada do Sul nesta quinta-feira (22), antes da chegada da nova remessa, o governador Ratinho Junior disse que o estado tem mantido contato com os laboratórios desde o início da pandemia na tentativa de conseguir mais doses dos imunizantes. Ele lembrou, entretanto, que a produção tem sido comprada em sua totalidade pelo Governo Federal, que faz a distribuição das doses para os estados.

Ratinho Junior também comentou a campanha adotada pela Secretaria Estadual de Saúde para motivar os municípios a vacinarem de domingo a domingo. Uma iniciativa que, na avaliação do governador, foi crucial para que o estado ultrapassasse a marca de 1,5 milhão de paranaenses vacinados contra o coronavírus.

Londrina foi a primeira cidade do estado a realizar a campanha de vacinação sem interrupções. Nesta sexta-feira (23), a cidade deve bater a marca dos 100 mil vacinados. Somente no feriado de Tirantes, cerca de 3.800 londrinenses receberam as doses contra o coronavírus. Em relação à nova remessa recebida pelo estado, a estimativa é de que 13 mil das 205.200 unidades sejam encaminhadas a Londrina para a continuidade da campanha.

Por Guilherme Batista

Comentários