QUINTA, 25/03/2021, 19:12

Paraná recebe mais 227 mil doses das vacinas contra Covid-19

Décima remessa enviada pelo Ministério da Saúde deve chegar ao estado nesta sexta-feira com quase 190 mil doses da Coronavac e mais de 38 mil da vacina de Oxford/Astrazeneca.

Com o 10º lote de vacinas contra a Covid-19, que chega ao estado nesta sexta-feira, o Paraná soma mais de 1,7 milhão de doses recebidas do Governo Federal. A nova remessa, de acordo com o Estado, deve estar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no início da manhã e segue para o Centro de Medicamentos do Paraná, onde as doses serão separadas e organizadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde, mas ainda sem previsão de horário.

Nesta remessa são quase 189 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e mais de 38 mil da vacina fabricada no Brasil pela Fiocruz.  Até a tarde desta quinta-feira, segundo o vacinômetro estadual, tinham sido aplicadas quase 705 mil primeiras doses e 205 mil de reforço. No momento, o foco da vacinação no Paraná são os idosos acima de 70 anos, os profissionais da saúde e as comunidades quilombolas.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, afirma que com a nova remessa o Paraná começa a ampliar a vacinação na chamada base da pirâmide populacional e precisa usar toda a capacidade de imunização que tem para acelerar o processo.

O secretário diz ainda que o Ministério da Saúde garantiu que, a partir de agora, haverá um fluxo mais regular de vacinas enviadas aos estados.

A expectativa do Governo do Estado é vacinar todos os 21 grupos prioritários até maio, totalizando mais de 4,6 milhões de pessoas. Até agora, foram imunizados com a 1ª dose da vacina mais de 88% dos profissionais de saúde; 92% dos idosos que vivem em asilos; 87% da população indígena; 92% das pessoas entre 80 e 89 anos e 74% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários