TERCA, 08/06/2021, 07:00

Paraná recebe mais de 145 mil doses de vacinas da Pfizer

Maior remessa enviada até agora ao estado será usada, principalmente, como primeira dose de pessoas com comorbidades e deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico.

As pouco mais de 145 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegaram a Curitiba na noite desta segunda-feira. É o maior lote já recebido pelo Estado desde a aprovação pela Anvisa para o uso do imunizante no país. Do aeroporto da capital, as doses foram na sequência encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná.

Por orientação do Ministério da Saúde, as vacinas do novo lote da Pfizer serão usadas majoritariamente como primeira dose nos grupos de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, quase 87 mil delas, e nos trabalhadores do ensino básico, mais de 42 mil. Outras 1.500 vão para as forças de segurança, salvamento e forças armadas, e pouco menos de 200 para os trabalhadores do transporte aéreo.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, garantiu que o governo vem sendo rigoroso na divisão entre os municípios das doses, que, segundo ele, estão sendo distribuídas de maneira igualitária.

De acordo com o Ministério da Saúde, um estudo de estabilidade redefiniu o período de armazenamento da vacina da Pfizer, que foi ampliado de cinco para 31 dias, à temperatura de 2º a 8ºC. A orientação também é que o transporte dos imunizantes seja feito, no máximo, em 12 horas, e a essa mesma temperatura.

Com a nova entrega o Paraná chega à marca de pouco mais de 360 mil doses da Pfizer recebidas. A princípio, a orientação do Ministério da Saúde era para que as vacinas da farmacêutica americana fossem encaminhadas apenas para as capitais, mas, desde a segunda remessa, o Estado descentralizou a distribuição para alguns municípios do interior, inclusive Londrina.

Outras 37 mil doses da Pfizer, recebidas na semana passada, foram distribuídas nesta segunda para 32 municípios de 19 Regionais de Saúde. De acordo com a Sesa, 12 cidades receberam o imunizante pela primeira vez.

Os números do Vacinômetro estadual mostram que o Paraná se aproxima de 4 milhões de doses aplicadas, sendo mais de 2.700.000 como primeira dose e 1.230.000 como complemento da imunização.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários