QUARTA, 30/08/2023, 11:00

Paraná registra 197 novos casos de dengue

Londrina foi o município que mais sofreu com o vírus no último ciclo

O boletim semanal da dengue registrou 197 novos casos da doença no Paraná. Com isso, o número de confirmações do ciclo epidemiológico 2023/24, que completou um mês neste dia 30, chega a 385. As regionais com maior número de infecções neste novo período sazonal são: Maringá, 96, Londrina, 66, Foz do Iguaçu, 62, e Paranaguá, com 47 casos.

Durante o último ciclo epidemiológico, Londrina foi a regional que mais sofreu com o vírus, liderando a lista de mortes, com 29 óbitos, e a de casos, com cerca de 35 mil.

Nas cidades e regiões que apresentaram mais casos e mortes pela doença, a Sesa informou que já está planejando ações para o próximo período, entre elas oficinas de trabalho para elaboração de planos de contingência municipais e a capacitação das equipes de vigilância epidemiológica .

Existem quatro sorotipos do vírus da dengue circulando pelo Paraná e uma pessoa pode contrair, pelo menos uma vez, cada um deles. A reincidência pode agravar o caso e levar a uma dengue hemorrágica. No último ciclo epidemiológico, segundo a Sesa, 99% das amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado foram do tipo 1.

Estagiário Guilherme Prado

Sob supervisão da jornalista Cláudia Lima

Por Pauta CBN

Comentários