SEGUNDA, 01/11/2021, 16:50

Paraná registra em outubro o menor número de mortes por coronavírus em 16 meses

Com o avanço da vacinação, estado tem retornado aos patamares do início da pandemia. Taxa de positividade dos casos também caiu mais de 60% na comparação com setembro.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um levantamento nesta segunda-feira (1º) sobre o número de mortes por coronavírus registradas no Paraná em outubro. Foram 700 óbitos nos 31 dias do mês passado.  O estado não registrava números tão baixos desde julho de 2020. Ou seja, é como se a população paranaense tivesse voltado 16 meses no tempo, lá para o início da pandemia. Já na comparação com as 1.319 mortes registradas em setembro, a redução foi de 47%. Outro dado que chama a atenção é que mais de 60% dos municípios do estado não registraram óbitos por Covid-19 no último mês.

Já em relação ao número de casos, foram confirmados 21.959 diagnósticos em outubro. O número é 61% menor se comparado aos mais de 57 mil casos confirmados no estado em setembro.

O levantamento da secretaria também fez um mapeamento da evolução da pandemia no Paraná. Em maio do ano passado foram 5.138 casos confirmados e, em junho, 614 mortes. Desde então os números só aumentaram, chegando aos maiores registros em março deste ano, que teve 6.457 óbitos, e em maio, que computou  quase 200 mil casos confirmados. Até 31 de outubro, 1.549.090 casos e 40.291 óbitos por coronavírus foram confirmados no estado. 

Para o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, os dados só traduzem a importância do avanço da vacinação contra a Covid-19 junto à população paranaense. Quanto maior for o número de pessoas imunizadas, segundo ele, menor será o de casos graves e mortes. Até o momento, mais de 6,8 milhões pessoas já foram completamente imunizadas contra a doença no estado.

A imunização de grande parte da população também reflete na baixa no número de pacientes internados após a infecção pelo coronavírus. O monitoramento da Regulação Estadual registrou 524 internações em leitos exclusivos Covid de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 359 em enfermarias neste domingo (31). Os números também são os menores desde junho do ano passado.

Por Guilherme Batista

Comentários